PODCAST

quinta-feira, 21 de março de 2013

OVOS DE PÁSCOA?




E por algum acaso coelhos botam ovos? E ainda mais de chocolate? É óbvio que não! O ovo é um ícone antigo que simboliza o nascimento. É mais antigo que o próprio cristianismo. Foi o cristianismo que emprestou da cultura pagã essa idéia do nascimento. “Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes”. (Wikipédia)


Eu gosto, demais do ovo de Páscoa nem tanto pelo que representa e nem tampouco por aquilo que simboliza, mas porque são feitos de chocolate e eu gosto demais de chocolate. É óbvio que logo após degustar uma quantidade considerável dessa forma na qual o chocolate se apresenta eu sou visitado com glamour pela famosa enxaqueca. Mas terá valido a pena, sinceramente!


Nessa época do ano, no calendário litúrgico eu nem penso em Páscoa, e tampouco me preocupo com a questão dos tais ovos de chocolate. Páscoa é festa, celebração judáica e não cristã. A primeira Páscoa aconteceu quando Israel ainda era cativo no Egito. Foi exatamente quando Deus puniu o Egito com a décima praga que o mesmo Deus terrível em seu juízo se mostrou misericordioso e amoroso em poupar os primogênitos daquelas casas em que se celebrou a primeira Páscoa. Quem celebra a Páscoa hoje ainda sacrifica o cordeiro, ainda espera o Messias, mas para nós os cristãos, Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Messias que veio, viveu e morreu sendo ele o último sacrifício.


Não me preocupo muito quando algums cristãos dizem que vão se reunir para celebrar a Páscoa. Quando os cristãos dizem isso eles não estão afirmando que celebrarão a Páscoa do mesmo modo, e sob a mesma perspectiva com que os Judeus fazem isso. Os cristãos celebram aquilo que a Páscoa representava e da qual era tipo, ou seja, os cristãos celebram a morte do Cordeiro Pascal, que é Jesus, e sua maravilhosa e incomparável benção da ressurreição. Os cristãos celebram o fato de que pela morte e ressurreição de Jesus, que é o Agnus Dei (Cordeiro de Deus), um novo e vivo caminho se abriu diante deles em seu relacionamento com Deus. À semelhança de cada israelita no Egito, todo cristão, vivia morto em seus delitos e pecados, era escravizado pelo mundo, pela carne e pelo diabo, e estava totalmente alienado de qualquer possibilidade de intimidade com Deus, mas agora, pela morte de Jesus, que é a essência da Páscoa, o cristão pode orar, meditar nas Escrituras, adorar, sabendo que Deus o acolhe e o aceita, mesmo sendo ele um pecador.


Assim, prezado leitor, podemos sim comer muitos ovos de "Páscoa", principalmente para aqueles que gostam de chocolate como eu. Assim prezado leitor, podemos comemorar a ressurreição de Jesus, aquele que foi morto na Cruz, sepultado, mas ressuscitou dos mortos sendo as primícias dos que dormem. Com ele, morremos nós e com ele ressuscitamos nós para vivermos em novidade de vida e para aguardarmos, após atravessarmos os portais da eternidade, a nossa ressurreição literal, no mesmo corpo com que viemos a esse mundo, corpo agora ressurreto e glorificado, onde corrupção de nenhuma forma, quer seja moral ou física poderá ter poder sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário